É com muito prazer que apresento a excelente professora de Educação Fisica Adriana Leitão que com seu depoimento especializado sobre os esportes aquáticos e seus benefícios à saúde, certamente irá agradar a todos que procuram saber mais sobre as maravilhas dos efeitos da Água para o corpo e para a mente.
Obrigada Adriana por ter atendido tão prontamente minha solicitação. Até hoje utilizo seus ensinamentos. Sucesso em seu trabalho em S. Paulo.
Beijo Marília

 

ÁGUA, UMA FONTE DE SAÚDE:

Os exercícios aquáticos são conhecidos por sua aplicabilidade terapêutica. Seja através da natação ou através da hidroginástica o meio líquido tem mostrado inúmeros resultados benéficos não só terapêuticos, mas de condicionamento físico.
Podemos considerar a água uma fonte de saúde, pois tem proporcionado cada vez mais opções de podermos alcançar novas alternativas em busca de uma qualidade de vida através de exercícios seguros e eficientes.

A) Natação para bebês:

A aprendizagem da natação, como uma estimulação precoce e concebida como um processo de desenvolvimento psicomotor da criança, proporciona diversas experiências, fazendo com que a mesma possa explorar cada vez mais o corpo, tornando-o operacional, dando-lhe autoconfiança, equilíbrio, desenvolvendo a sua coordenação motora, noções de espaço e tempo de forma a adaptar a criança às necessidades específicas do seu desenvolvimento, ajustando-a no meio líquido onde há múltiplas condições e situações.
Em contato com a água, surgirão relações sociais, através de jogos, estímulos visuais, sonoros, táteis e anestésicos, através das cores, do ambiente e dos materiais, das músicas utilizadas, das vozes e, é claro, do suporte da mãe, do professor e da própria água.

B) A natação para crianças especiais:

O principal objetivo é proporcionar o bem-estar, a qualidade de vida, tornando esse indivíduo sempre parte de nossa sociedade, reestruturando a sua autoconfiança, dando-lhe o prazer de realizar algo, mesmo que com ajuda de alguém, auxiliando na plena integração afetivo-social.
O benefício maior é de poder adequar tanto a parte motora como a social, independentemente do grau de acometimento ou síndrome, possibilitando o indivíduo desenvolver todo seu potencial criativo e espontâneo.

C) Hidroginástica para a 3ª idade:

A prática da hidroginástica pela 3ª idade, promove diversas modificações, tanto físicas quanto sociais e psicológicas.
A 3ª idade é atraída cada vez mais pela água por diversas razões, entre as quais, podemos citar a melhora da resistência, o aumento da amplitude articular, a melhora do funcionamento dos sentidos, entre outros.
O ambiente na água combate a solidão, a depressão e a ansiedade, favorecendo a socialização entre as pessoas, melhorando a auto-estima e a qualidade de vida, retardando o aparecimento de muitas doenças e ainda fazendo com que essas pessoas executem cada vez melhor as tarefas do dia a dia.

D) Hidroginástica para gestantes:

Os benefícios adquiridos com essa atividade podem ser facilmente percebidos pelas futuras mamães: maior disposição para tarefas do dia a dia, sensação de bem estar, diminuição do inchaço e etc, além de melhorar a capacidade de captação, transporte e consumo de oxigênio.
É necessário que se transmita segurança e tranqüilidade à gestante, fazendo com que ela entenda todas as mudanças ocorridas e tenha uma gestação harmoniosa e confiante.

E) Hidroginástica X Depressão:

Sabemos que atividade na água proporciona a melhora do condicionamento cárdio-respiratório, ajuda a perder peso, entre outros benefícios.
Exercitar-se regularmente, reduz o estado de ansiedade, aumenta a ocorrência de atitudes positivas em relação ao cotidiano. A maneira de como nos sentimos após o exercício é atribuída às mudanças físicas que refletem na redução do “stress”.

F) “Personal Trainer”:

A elaboração de um programa de treinamento individualizado, bem como o acompanhamento, o monitoramento das sessões, a avaliação e a reestruturação do plano de treinamento são as reais atribuições de um “personal trainer”.
A adoção de um estilo de vida saudável e a preocupação de uma boa execução física e a continuidade da prática diária de exercícios físicos deve ser uma preocupação de um verdadeiro profissional.
Cabe ressaltar que antes tudo o “personal trainer” é um educador, responsável por conduzir o seu cliente / aluno para o caminho não só da saúde, mas da educação.

Professora Adriana Lucas do Valle Leitão
Formada pela Universidade Gama Filho/RJ
Professora de Hidroginástica, Ginástica Localizada, Alongamento, Body Pump, Spinning e Personal - S. Paulo


Telefone de contato:(11) 3675-5685 ou (11) 9162-4104
e-mail: edudri13@uol.com.br


 

 

   
   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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