Qual a importância de FALAR BEM EM PÚBLICO, para a pessoa que tem planos e objetivos profissionais,ou seja que quer crescer em sua carreira?
Segundo EVANDRO FERRER - Sócio-Diretor da Ancar Gestão Integrada de shopping Center, Ex-Gerente Geral do Shopping Nova América e Ex-Diretor de Recursos Humanos da C&A., o profissional dentro de uma grande empresa sempre é avaliado nos dias de hoje, levando-se em consideração dois aspectos:

Lado Operacional: Aspectos Mensuráveis
-Operar Micro
-Planejamento
-Organização
-Controles


Lado Comportamental:
-Atitudes
-Interação
-Comunicação
-Relacionamento


Há cinco anos passados o profissional era contratado levando-se em conta 70% operacional e 30% comportamental.A Razão era mais importante,o Quoeficiente de Inteligência.
Hoje o aspecto operacional passou para 30% e o comportamental 70% prevalece a Emoção a Inteligência Emocional.
Conclusão :O bom profissional é aquele que agrega valores emocionais ao seu lado técnico especializado.
Usar a Emoção ao fechar um negócio,conduzir uma reunião ou fazer uma palestra,é agir com transparência, aproximar-se de quem lhe ouve,ser honesto,chegando ao objetivo com mais solidez.

“Só age com Emoção, gente que gosta de gente”.

Evandro Ferrer

Coloquei este depoimento de um profissional de sucesso ,para dizer que para você progredir em sua carreira e na vida é necessário falar bem e só fala bem quem gosta de gente e quer doar sua voz.

Você entra numa empresa como técnico,a partir de sua primeira promoção você terá que dar instrução a seus funcionários ou fazer uma reunião.Sua postura ,sua imagem falará primeiro,falamos com o corpo inteiro e a fala é a resposta desta postura.Use seu nariz paralelo ao chão, assim não parecerá soberbo nem subserviente.

A queixa mais constante em meus cursos de Oratória é a inibição e o nervosismo ao enfrentar o público.

Quando você fica nervoso a emoção fala mais alto que tudo aquilo que você sabe.É preciso em primeiro lugar conhecer muito bem o assunto que vai expor.

Sua respiração fica desordenada , o coração dispara,a garganta fica seca,você procura um copo de água ,muitas vezes gelado.Já perdeu nesta hora a continuidade na fala,a ordenação do pensamento e principalmente já abriu aquele abraço sonoro que estava dando aos seus ouvintes.O que fazer?

Procure relaxar antes do excesso de tensão,um bom suspiro é ótimo:Inspire suave pelo nariz ,dê uma pausa e solte pela boca num Ah------------ sem som.
Boceje mal educado se alongando.

Chegando ao local da reunião ou da palestra use o seu olhar, você estará medindo o espaço em que projetará sua voz.Durante sua apresentação dê atenção a todos que estão lhe escutando, não fixe o olhar numa pessoa só,a não ser que esteja respondendo uma pergunta.

A tendência atual de falar bem é ser natural,mas um natural bem treinado.Como adquirir esta naturalidade?Aconselho a ler um parágrafo por dia em voz alta.Leia a primeira vez,não gostou? Leia a segunda ,ficou melhor? Leia a terceira se sentiu um locutor?Está ótimo, chega por hoje.No dia seguinte o mesmo exercício.Se você tem a voz firme,procure ler assuntos mais suaves como turismo,teatro, cinema.Se ao contrário tem a voz mais suave,leia assuntos de economia,segurança ,educação.

Procure articular bem as vogais,elas dão o colorido na sua fala.Preocupe-se também com o ritmo,nem acelerado ,nem lento demais.Muito cuidado também com os /R/ e /S/ nos finais das palavras,tem que ser dito, porém sem exagero.Darão classe a sua fala.

E as mãos onde colocar?No bolso garanto que não é o lugar adequado.Deixe-as soltas, elas se movimentarão de acordo com a sua fala.Cuidado com os movimentos exagerados que ultrapassam seus ombros ,tampando seu rosto.

Sua postura é extremamente importante.
Nariz paralelo ao chão,cuidado com os ombros caídos e a cabeça tendendo para um dos lados.Sinta seus pés no chão,este espaço você conquistou.Sentado ,sinta suas costas no encosto da cadeira.Sua voz e sua maneira de falar serão a resposta de sua postura.

O microfone é um item importante:o melhor é o de lapela que deixa suas mãos livres e você não precisa se preocupar com a distancia da boca.O microfone sem fio deve ser mantido a uma distância de 5 dedos fechados e na altura de seu queixo ,pois se estiver junto a boca alguns fonemas explodem como o /B/ e o / P/,e outros sibilam e chiam exagerados.

Boa sorte e tenha uma ótima palestra ou reunião.Qualquer dúvida me pergunte. Meu livro de visitas está aberto para você, assim como meu email, mariliacvozefala@uol.com.br

Um abraço Marília



Aos estudantes de Direito e novos advogados sugiro a leitura deste ótimo texto com conselhos proveitosos de um Advogado experiente, que muito me honrou com a sua contribuição. Clique aqui

 

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Todos os direitos reservados - Ano 2002