CUIDADOS COM A VOZ
MARÍLIA COSTA

Por várias vezes recebi telefonemas tarde da noite de cantores desesperados sussurrando:
- Marília perdi a voz depois do show e fui chamado para estar amanhã cedo num teste para um musical. O que fazer?

Nestas horas costumo dizer:Ponha a mão na consciência e me conte como aconteceu.Geralmente a resposta é “Eu não fiz nada de errado”
Então começo o inquérito:

-O ar refrigerado no palco estava forte?

-Havia fumantes junto ao palco?

-O som do microfone estava bom?Você não teve que fazer esforço vocal para suplantar sua banda?

-
Após o show você ficou com a camisa suada conversando com amigos no espaço refrigerado? Ou foi para um barzinho ao ar livre, com vento no rosto,conversar e beber chopp geladíssimo?

- Para as cantoras :Esqueceu do xale para proteger o peito e o pescoço após o show ou mesmo durante quando sentiu uma corrente de ar gelado?

- Antes do show ou do Musical fez um segundo espetáculo aquecendo a voz?

- Discutiu com o Diretor ou com alguém em voz alta?


Geralmente eles estão enquadrados em uma dessas hipóteses.E lá vão então exercícios de emergência para que a voz possa voltar não totalmente no dia seguinte ,mas para que consiga fazer o teste(desculpando-se com o Diretor por estar gripado!!) ou trabalhar como dublador falando.A voz nestes casos só será recuperada em três dias de cuidados e exercícios e uma dieta vocal fora do trabalho.Ex.Ficar sem falar ao telefone ( que mais gasta a voz).

Não estou falando de infecções de garganta como laringites ou faringites com febre alta.Nestes casos deve ser procurado um médico Otorrinolaringologista, mas para o mau uso ou o abuso da voz que deve ser evitado.Todo profissional de voz deve ser seu escravo,para que esteja sempre pronto e não perder oportunidades de se mostrar bem.

Cantar sem microfone, nem tentar.O canto exige um esforço vocal muito maior que a fala.Cuidado também com as notas muito altas ou baixas fora do seu timbre e extensão.Um bom professor de canto é muito importante para não fazer tentativas que farão com que você retorne a Fonoaudióloga que cuidou de sua voz e preparou-a para os agudos e graves, com nódulos ou uma fenda nas cordas vocais.

Portanto cuide-se estarei na platéia para aplaudi-lo de pé.

MARÍLIA COSTA

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Entrevistas - Clique Aqui

A VOZ ENVELHECE?
NORMA GERALDY

-COMO SER UM BOM CANTOR ?
-DESAFINADO TEM JEITO?

TELMA COSTA

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Todos os direitos reservados - Ano 2002