MARÍLIA E CLAUDIO BOTELHO
Marília e Claudio Botelho
O INÍCIO
CLAUDIO BOTELHO-CAL
O SUCESSO
CLAUDIO BOTELHO
 

TEATRO MUSICAL.PERSPECTIVAS E DICAS PARA ATORES INICIANTES.


CLAUDIO BOTELHO - Diretor Musical, Tradutor, ator e cantor.

É com muito prazer que apresento a entrevista de um dos mais premiados e destacados DIRETORES MUSICAIS do Brasil ,e atualmente com o maior sucesso da temporada teatral do Rio de Janeiro A ÓPERA DO MALANDRO

Claudio, PARABÉNS pelo seu sucesso e obrigada por todos os Musicais que idealizou e dirigiu aqui no Rio de Janeiro como o maravilhoso COLE PORTER, dando a oportunidade ao povo carioca de assistir clássicos da Broadway como COMPANY,que teve em sua platéia seu autor STEPHEN SOUNDHEIM um dos maiores compositores da BROADWAY,e foi magistralmente traduzido por você e o atual Clássico Brasileiro ÓPERA DO MALANDRO que é um espetáculo de nível internacional, imperdível pela sua beleza,elenco perfeito,direção maravilhosa,músicas e coreografia geniais.


1) Como você vê o panorama do Teatro Musical no Rio de Janeiro atualmente?

Vejo com muita alegria o fato de que o gênero se instalou no Rio definitivamente, apesar dos altos e baixos das produções que se apresentam, variando do requinte e do extremamente profissional, ao amadorismo de quem imagina que para musical basta meia dúzia de canções e alguns atores que fingem que cantam..



2) Quais são as novidades e as próximas realizações para 2011?

Após "HAIR - O MUSICAL QUE MUDOU O MUNDO", estréia em Maio "UM VIOLINISTA NO TELHADO", com JOSÉ MAYER e em OUTUBRO é a vez de JUDY - O FIM DO ARCO ÍRIS, sobre a vida de JUDY GARLAND.
Após JUDY teremos a adaptação de O MÁGICO DE OZ

VISITEM O SITE DE CLAUDIO BOTELHO

www.moellerbotelho.com.br



3) Qual o segredo de suas traduções perfeitas das músicas da Broadway?

Acho que o mais importante é tratar a canção como uma letra original, sem dar a ela descontos pelo fato de ser apenas uma tradução. E existem regras de poesia que devem ser respeitadas, apenas isso. PREMIO SHELL ESPECIAL 2009 PELA TRADUÇÃO PERFEITA DA PEÇA "O DESPERTAR DA PRIMAVERA".



4) Que conselhos daria aos novos atores que se preparam para o Teatro Musical.

Acho fundamental conhecer o repertório. Ouvir os clássicos dos musicais americanos, dos anos 30 até os anos 80. Tudo o que se ouvir de Broadway é importante, uma vez que ali é que gênero resiste com bravura, e todas as regras de interpretação e canto estão expressas nos musicais americanos.

BEIJOS,
Claudio

Cláudio, agradeço sensibilizada a presteza com que atendeu ao meu pedido, concedendo esta entrevista tão importante para todos os apreciadores do Teatro Musical e também para os atores iniciantes no gênero.
Você que sempre estruturou sua carreira baseado no respeito ao lidar com seus professores e colegas, na seriedade do trabalho, no seu talento, no profissionalismo em tudo que faz, mereceu sem dúvida o sucesso que desfruta atualmente.

Um beijo carinhoso Marília

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Todos os direitos reservados - Ano 2002