DISGRAFIA

Letra Feia é Desleixo?
 

Querida amiga Abigail, mais uma vez agradeço sensibilizada esta entrevista sobre DISGRAFIA, tão importante para o conhecimento de pais e professores. Seu Método revolucionou o tratamento deste distúrbio em todo Brasil.Beijo carinhoso Marília.

1) Letra feia é Desleixo?

Absolutamente. A letra, como qualquer expressão gráfica, projeta o estado físico e psíquico do indivíduo.

2) Como conceitua a DISGRAFIA?

É o distúrbio da palavra escrita que se caracteriza por uma leve incoordenação motora, apresentando a mesma letra com movimentos diferentes.
Quando a letra, na palavra, se apresenta com o mesmo movimento, mas a escrita é confusa e ilegível, as vezes, devemos observar o lado psicológico do paciente. Isto é muito importante ser observado, porque só podemos trabalhar com o acompanhamento psicológico.

3) Quando encontramos crianças com letra feia, os pais perguntam se devem usar os antigos cadernos de cadernos caligrafia? Funcionam?

Estes cadernos só devem ser usados após o tratamento da Disgrafia, quando o benefício deles será apenas para apresentar as letras no seu tamanho e altura certos.

4) Quais os exames necessários para a pesquisa das causas da Disgrafia?

Os mesmos indicados para Dislexia Dislálica, para a Pré-Dislexia e para Dislexia. A Disgrafia de uma maneira geral acompanha a dificuldade de ler e escrever.

Relembrando, os exames são: clínico geral, oftalmológico, audiológico com audiometria e o eletroencelalográfico (de rotina).

5) Segundo seu livro sobre DISGRAFIA crianças e adultos com letras ilegíveis devem trabalhar todos os movimentos desde os grandes músculos aos movimentos de pinça. Poderia explicar melhor?

Nosso corpo funciona como uma balança cujo fiel é a cabeça, que deve estar sempre ereta em relação aos dois lados dele: esta é a postura correta que devemos ter. Caso não a tenha, procurar tê-la.

Quando examinamos um disgráfico, a primeira avaliação a fazer é verificar sua postura nas diversas situações: andando, correndo, sentando, levantando-se e etc...

Eis porque precisamos, para dar uma coordenação motora, trabalhar do centro do corpo para as extremidades: grandes músculos, pequenos músculos indo até ao movimento pinçar; pois o lápis/caneta deve ser segurado com os dois dedos (Polegar e Indicador) e apoiado no dedo Médio, permitindo desta maneira o balanço dos três dedos.

Só assim não haverá sobrecarga no punho ou no ante-braço ou no braço, podendo dar dores nestes segmentos indo até os ombros.

6) Quais as causas mais freqüentes da DISGRAFIA?

As causas podem ser várias: neurológica, psicológica, oftalmológica e /ou audiológica.
O problema acarretado por estas causas é sempre a dificuldade de coordenar a letra para a Escrita-Disgrafia.

7) “Letra de médico” tem jeito?

Claro que tem jeito.Há anos venho atendendo a vários profissionais que se dispõem a corrigir a sua incoordenação motora com vista a uma letra legível, deixando para trás a “letra de médico”.

8) Atualmente os alunos completam livros e trabalhos de casa já impressos. As cópias fazem faltam?

Antes da utilização da cópia, temos que observar tudo o que já foi explicado anteriormente. Uma vez estando a pessoa coordenada a cópia vem coroar o término do processo e é válida.

9) Como os pais e professores podem ajudar?

Tanto os pais, como os professores devem conhecer a necessidade de uma avaliação, com vistas a um Diagnóstico Diferencial, e também ao tratamento necessário para cada caso de Disgrafia.

10) O movimento das letras é importante?

É importante para dar agilidade na escrita, principalmente na letra cursiva, quando o lápis e /ou caneta só devem “levantar-se” do papel para completar traços e pontos.

11) Em que consiste o seu Método para o tratamento da DISGRAFIA?

Consiste em primeiro lugar fazer uma avaliação correta do Disgráfico que é feita a luz dos exames solicitados.

Como em Dislexia, há Disgrafia de origens diferentes: neurológica, oftalmológica, e /ou audiológica.

A verdadeira Disgrafia não apresenta grandes problemas na visão, na audição e /ou no sistema nervoso.

Ela se apresenta como uma leve incoordenação motora dando uma letra que é lida com uma certa dificuldade quando numa palavra escrita.

Quando a incoordenação é mais severa temos que pesquisar melhor o caso pois apresenta uma letra ilegível.

12) Poderia nos dar alguns conselhos para evitar a DISGRAFIA?

Todos os pais devem ser alertados desde o nascimento do seu filho, quanto a evolução da criança em todas as suas fases, desde o amamentar com a postura correta, seguindo-se da evolução motora do rolar, rastejar, ficar de quatro, sentar, engatinhar, ficar de pé, correr, pular nos dois pés, num pé só, etc...

Este conhecimento trará benefício à criança que terá um trabalho preventivo para que a Disgrafia não se instale.

13) Suas considerações sobre o professor.

Chegamos ao 13, número da sorte. Não poderia deixar de chamar atenção para o tipo de professora que o Disgrafo tem, como é sua letra no quadro, no caderno etc...

Geralmente o aluno tem grande tendência a imitar o professor. Eu chego a pensar que os trabalhos impressos em “script”, acontece porque, salvo exceções, há dificuldade do professor no uso da sua escrita.


Abigail Caraciki
Fonoaudióloga
07/08/2006

Muito obrigada Abigail, uso seu método há trinta anos com SUCESSO. Inclusive tive oportunidade de demonstrá-lo nos Estados Unidos, quando trabalhei como voluntária e estagiei com a Terapeuta de Dificuldade de Aprendizagem da John H. Russell Elementary School. Vários alunos submetidos ao tratamento ficaram curados inclusive um Paralisado Cerebral que até hoje me escreve cartões de Natal em bonita letra manuscrita.
Beijo carinhoso Marília
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