* - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - *

PARABÉNS A DENISE WEINBERG POR SUA PARTICIPAÇÃO MARCANTE EM "MAYSA, QUANDO FALA O CORAÇÃO", MINISSÉRIE DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO, NO PAPEL DE AMÁLIA.

* - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - * - *

A IMPORTÂNCIA DA VOZ E DA FONOAUDIOLOGIA NA INTERPRETAÇÃO TEATRAL.
DENISE WEINBERG, S.Paulo. Atriz das mais premiadas do Brasil - Dois Prêmios Moliere,Três Prêmios Mambembe e vários Prêmios em Cinema.

Parabéns a grande atriz DENISE WEINBERG, premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a Melhor atriz de 2005 pelo seu trabalho em ”Oração para um pé-de-chinelo” - de Plínio Marcos em SP.

Clique aqui

_____________________________________________________________________________

FALANDO EM POESIA.
CRISTINA MAYRINK - Atriz e Jornalista

Clique aqui

_____________________________________________________________________________

666666666666
A SUTILEZA DA VOZ NA INTERPRETAÇÃO TEATRAL

Marília Costa

Há 26 anos trabalho com teatro.Iniciei como professora de Voz no primeiro Curso Regular de Profissionalização de Atores da Casa das Artes de Laranjeiras-CAL.
Fui indicada por Glorinha Beuttenmüller, com quem já trabalhava em outras atividades da Fonoaudiologia.

Utilizando o seu Método Espaço Direcional Beuttenmüller, usado na maioria das Escolas de Teatro de todo Brasil, penetrei e me apaixonei pela arte de representar, e de como a Fonoaudiologia poderia apoiar na interpretação do ator, além de tratar Disfonias (rouquidões), defeitos na articulação, e dar emergências a atores desesperados sem voz após um espetáculo,tendo outro no dia seguinte.

Foram estas emergências, a experiência adquirida com o uso do Método, o contato com os grandes Diretores Teatrais também professores da CAL, das montagens teatrais lá realizadas, onde eu fazia parte com a preparação vocal e interpretativa dos atores e principalmente interagindo com estes artistas maravilhosos,suas sensibilidades, suas dificuldades e suas diferentes maneiras de observar e participar da sociedade, que me fizeram ter no Teatro e na Arte de Representar uma fonte de criatividade para todas as minhas outras atividades como Fonoaudióloga.

Da ARTE DE OBSERVAR

É muito importante para quem trabalha com o ator e para o ator saber OBSERVAR.
Como dizia BERTOLD BRECHT em sua aula ao ator:
“Que tipo de conhecimento dos homens poderá ter, quem não observa ?
Então, seu aprendizado deve começar entre os homens.Que sua primeira escola seja seu lugar de trabalho, sua casa, seu quarteirão.E a rua, o subúrbio (o metrô), as lojas. E aí, observe cada um. O estranho como se fosse conhecido, e o conhecido como se fosse estranho.
E depois, observa mal quem de suas observações, não sabe o que fazer.”
Através desta observação, vai se chegar ao perfil do personagem.

Do DIRETOR

Digo sempre aos meus atores: ”com Diretor não se discute.”
Ele vai dizer dentro da sua criatividade, como quer que seja interpretado o papel.
A partir daí, será realizado o trabalho de corpo , de voz e da imagem do ator.

Do CORPO

O corpo fala primeiro.Em grandes montagens há o preparador corporal, mas nem sempre isto acontece no dia a dia dos atores, sempre na luta por um bom papel numa peça. É nesta hora que a Fonoaudióloga experiente em interpretação poderá ajudá-lo.
De nada adianta treinar a voz e as falas sem a postura e imagem corporal adequadas.

Da VOZ

Falei do corpo primeiro, porque muitas vezes o ator perde a voz, porque seu corpo está preso por tensões exageradas, por movimentos inadequados fora da sílaba mais forte da palavra, ou seja, na incoordenação VOZ e MOVIMENTO. Atualmente com a encenação de muitos Musicais, isto se faz ainda mais importante.
A PROJEÇÃO DA VOZ é a grande preocupação do Diretor e dos atores.
Neste ponto o Método Espaço Direcional Beuttenmüller é genial, pois foi o primeiro a ensinar a utilização do ESPAÇO, através dos SENTIDOS, EMOÇÕES E SENSAÇÕES.
A variação da Voz para cada papel e sua sutileza na interpretação, vai depender, portanto da direção, da emoção do personagem e da filtragem da emoção do ator, e da sua imagem corporal.
Saber passar a intenção do texto com a projeção correta sem que nesta hora a emoção não se perca, eis uma das coisas mais difíceis para os atores.

Da RESPIRAÇÃO

Muitas técnicas respiratórias são ensinadas normalmente.Porém na interpretação a EMOÇÃO comanda a respiração.
Aliviar a tensão exagerada do corpo antes de entrar em cena com exercícios de relaxamento, preparar com exercícios respiratórios adequados a emoção e a fala do personagem são fundamentais à interpretação.

Da FALA

Já muito foi dito neste site sobre articulação correta dos fonemas, da importância de se fazer a fôrma certa para a correta emissão das vogais, fundamental para o colorido da interpretação, da fluência e da importância da continuidade na fala.
Porém o quero acrescentar a isto tudo é a importância da IMAGEM DA PALAVRA.
Na antiga Rádio Novela o ator tinha que passar através da sua Voz e sua Fala a imagem de tudo que estava acontecendo na cena.Os antigos atores que sabem utilizar este artifício, ganham muito na sua interpretação, fazendo assim a diferença entre os novos ou aqueles que não aprimoraram esta técnica. Muitas vezes na televisão ou no teatro há atores que falam o texto e o espectador não consegue fixar a atenção no que foi dito e perguntam ao vizinho: ”o que foi que ele disse mesmo?”
Através da Imagem da Palavra o ator fará a coreografia da frase, seu ritmo e interpretação corretos .
Fazendo esta conjugação de articulação, imagem da palavra, continuidade, pontuação oral (diferente da pontuação escrita ensinada pelas professoras de português), emoção e ritmo, estaremos modificando toda a Montagem Vocal do Texto e sua interpretação.Não há Diretor que resista e geralmente não comentam nada, sinal de que está ÓTIMO.

FALANDO EM POESIA

A poesia é um ótimo treino na interpretação do ator. Poesia tem ritmo. Saber dizer uma poesia naturalmente, é uma arte das mais difíceis. Muitos atores famosos não sabem e por isso não gostam de se expor fazendo, dizem:
“- Esta não é a minha praia ”, pois deveria ser. Um segredo para aqueles que querem treinar: a poesia tem que ser dita como o autor escreveu, com a emoção dele.

CASO INTERESSANTE

Certa vez, trabalhei com uma atriz famosa que necessitava falar numa novela, duas páginas de texto tendo ao mesmo tempo um ataque de asma.Ponderei que asmático numa crise não consegue falar.Porém o Diretor não queria ponderação, queria a cena.Assim começamos a trabalhar sua respiração, sua imagem e ela foi aplaudida no final da gravação da cena. Me avisou quando passaria na televisão e tive o prazer de assistir sua interpretação perfeita e a fisionomia dos outros atores em close boquiabertos ,quase tendo o referido ataque.

Dos ARTISTAS

Trabalhar com estes artistas maravilhosos requer também um perfil especial do Fonoaudiólogo. Você tem que ter sensibilidade, criatividade e estar sempre em atividade
teatral, pois cada personagem se modifica com o artista que o faz e a direção que recebe.É um exercício estimulante.Também ser compreensiva pois os atores não têm hora certa, marcam uma sessão que precisam desesperadamente e desmarcam em cima da hora porque o Diretor solicitou um ensaio ou uma sessão de fotos no horário. Você tem que dar emergências, por telefone, email, tarde da noite para ele, para os amigos ou namoradas.
Não o consultam quando aceitam diversos trabalhos ao mesmo tempo, sacrificando horas de sono e cuidados com a voz. Aparecem depois cabisbaixos já sem voz. Mas sempre são um orgulho e um grande prazer vê-los no palco.

DEPOIMENTOS

Futuramente vocês poderão encontrar neste link alguns depoimentos de atores sobre sua vivência.Já foram solicitados, prometeram, mas é um pouco demorado, pois costumam fazer muitas trabalhos ao mesmo tempo. Aguardaremos.
O primeiro deles consegui pelo telefone quando já ia marcando para daqui a três semanas e eu perguntei se podia ser naquela hora, solícito e amigo aceitou.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
PARABÉNS THELMO PELA CRÍTICA MERECIDA AO SEU MARAVILHOSO TRABALHO COMO VINICIUS DE MORAES EM "TOM & VINICIUS O MUSICAL"'. MUITO SUCESSO BEIJO CARINHOSO MARÍLIA.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Thelmo Fernandes é Geni no Musical de Chico Buarque
"A Ópera do Malandro" - Teatro Carlos Gomes

Crítica Musical recebida de Barbara Heliodora - Jornal O Globo "Um Espetáculo de Prazer Visual e Auditivo"
"Thelmo Fernandes que em uma emergência aprendeu o papel em cinco dias, parece que teve os mesmos meses de ensaio dos outros." RJ.

Perguntei ao excelente ator THELMO FERNANDES no Musical “A ÓPERA DO MALANDRO” – NUMA INTERPRETAÇÃO PERFEITA DO PERSONAGEM GENI.

COMO FOI MONTAR O PERSONAGEM GENI EM DOIS DIAS?

THELMO - Foi tudo muito rápido. Fui chamado para substituir o ator que ficou impossibilitado por motivo de doença.Peguei o texto na terça feira e tive que decorar, para quarta já estar ensaiando.

Com a ajuda do Diretor, que foi ótimo, pois foi muito objetivo, pude criar a interpretação mais facilmente.

O personagem ajudou muito.Como ele é grande é mais fácil de ir desenvolvendo. Muitos pensam que personagens menores são mais fáceis, mas é um engano.

A Geni é um personagem bem definido e claro na história, é o centro dos conflitos. É importante que o personagem esteja bem delineado para o ator.

Sua música é muito forte e dá margem a uma interpretação vigorosa.

O melhor nesta situação, é não pensar que você só tem dois dias para se preparar, e mergulhar fundo no papel.


THELMO FERNANDES brilhando no Show "A Ópera do Malandro",


GOTA D'ÁGUA

Parabéns THELMO FERNANDES, muito merecida sua indicação como melhor Ator ao Prêmio SHELL 2007.
Sua interpretação em GOTA DÁGUA está irretocável.
Beijo carinhoso Marília.

TOM & VINICIUS, O MUSICAL

Parabéns ao maravilhoso ator THELMO FERNANDES , escolhido entre 300 candidatos para ser VINICIUS DE MORAES no Musical TOM &VINICIUS, direção de meu querido amigo DANIEL HERZ, excelente e premiado Diretor. Sucesso e Felicidades. Beijo carinhoso, Marília

Thelmo Fernandes, 41 anos, foi escolhido entre 300 candidatos para viver Vinicius de Moraes no Musical "Tom & Vinicius - O sonho de uma geração".

Suzana, filha do Vinicius, me viu em "Gota D'Água", conta. Ele não vê problema em não ser parecido com Vinicius. "Acho até mais interessante na hora de compor o personagem", diz. Marcelo Serrado será Tom Jobim.

O musical, dirigido por Daniel Herz, é baseado na correspondência entre os dois, a partir dos anos 50.

MATÉRIA DO JORNAL O GLOBO de 1/8/08

         

© Todos os direitos reservados - Ano 2002