ODONTO, FONO E ESTÉTICA

É com prazer que apresento o Dr. Roberto Garritano, renomado Cirurgião Dentista que gentilmente nos concedeu esta entrevista sobre a ODONTOLOGIA ESTÉTICA E O APOIO DA FONOAUDIOLOGIA EM SEUS TRATAMENTOS.

Dr. Garritano agradeço sensibilizada sua valiosa colaboração para o nosso site, assim como é uma honra para mim, fazer parte de sua equipe.

1- Dr. Garritano como é formada sua equipe multidisciplinar?

- Dois reabilitadores orais, responsáveis pelo primeiro atendimento e que coordenam o planejamento do tratamento e diagnóstico, junto com os demais profissionais das diversas especialidades.


2- Em quais tratamentos o Sr. tem tido a colaboração da Fonoaudiologia?

- Nas especialidades de ortodontia, reabilitação oral e oclusão ( ATM)


3- Como os implantes dentários são importantes na Estética Facial?

- A reabilitação funcional e estética é determinada por um conjunto de fatores: características faciais, movimentos labiais, composição dos implantes em relação aos espaços existentes, levando o tratamento final a uma estética próxima do ótimo.


4- Fale um pouco por favor sobre a importância dos implantes em substituição à prótese dentária inferior.

- Estes casos são os que trazem ao paciente os melhores resultados em relação a sua auto-estima, proporcionando ao paciente uma reabilitação com resultados excepcionais ( estética e função ).

Uma prótese total inferior (dentadura), não possui nenhuma estabilidade e após a instalação dos implantes, pode–se fazer a “carga imediata", isto é, da cirurgia a instalação da prótese definitiva fixa, leva – se de 12 (doze) a 36 (trinta e seis ) horas no máximo.

5- Os implantes são dolorosos e difíceis?

- Em aproximadamente, 99% dos casos até hoje realizados, não. Os procedimentos cirúrgicos e prescrição de medicamentos atuais, dão ao paciente um bem estar e conforto durante e após a cirurgia.

6- Na Ortodontia a Fonoaudiologia é de suma importância. Em que casos o Sr. costuma solicitar nossa colaboração?

-
A Fonoaudiologia nos fornece importante auxílio nos tratamentos de crianças e adultos, atuando na correção da Deglutição atípica, na reeducação postural da língua e lábios e na melhora da tonicidade destas estruturas. A atuação conjunta da Fonoaudióloga com o Ortodontista é fundamental para o equilíbrio da motricidade oral e estabilidade dos resultados obtidos, especialmente nos casos de mordidas abertas e cruzadas associadas a respiradores bucais.


7- A partir de quantos anos crianças devem fazer a ortodontia preventiva em mordidas abertas e mordidas cruzadas?

- Mordidas abertas e cruzadas devem ser corrigidas tão logo forem detectadas. Ainda com os dentes descidos (de leite) pode–se iniciar o tratamento, por volta dos cinco a seis anos de idade.


8- Esclareça por favor para os nossos leitores o que é o bruxismo?

- Conhecido como uma para função de caráter noturno, levando a perda de estrutura dentária através dos anos (desgaste através do ranger dos dentes).


9- Quais as causas mais freqüentes?

- A principal causa é atribuída ao stress, sabemos que hoje também, o distúrbio do sono e erosões ácidas são fatores determinantes.

10- Nestes casos o Sr também solicita a colaboração da Fono, porque?

- Sim, principalmente durante o tratamento quando o paciente está fazendo uso de placa mio–relaxante, motivo pelo qual a análise fonética e treinamento na reeducação da respiração associados aos exercícios de reequilibrio oro facial, são de suma importância nestes casos.


11- O respirador bucal exagerado, como afeta aos tratamentos ortodônticos?

- O desenvolvimento da arcada superior está diretamente relacionada a respiração. Respiradores bucais, muito provavelmente, irão apresentar arcadas estreitas e possivelmente mordidas cruzadas. O tratamento deste tipo de maloclusão é realizado ortodonticamente pelo descruzamento da mordida, concomitantemente com a fonoaudiologia, que será responsável pela reeducação da respiração do paciente.


12- Como os tratamentos dentários beneficiam esteticamente aos pacientes da terceira idade?

- Com o número cada vez maior de pessoas vivendo mais anos e ainda, retendo ou não os dentes naturais, a recuperação estética, biológica e funcional destes pacientes, trazem de volta a ALEGRIA DE SORRIR.


13-Quais são estes tratamentos?

- Reabilitação oral através de : Implantes, coroas de jaquetas, facetas, coroas de inceram ou procera ( metal free), próteses tipo encaixe e etc.

Prezado Dr.Roberto, gostaria de agradecer sensibilizada a presteza com que atendeu nossa solicitação, nos concedendo esta entrevista esclarecedora que muito vai enriquecer o nosso site. Um abraço Marília.

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Todos os direitos reservados - Ano 2002