ENTREVISTA COM O SR. CICERO ANDRADE, GERENTE CORPORATIVO DE RECURSOS HUMANOS DA ANCAR IVANHOE, ADMINISTRADORA DE SHOPPING CENTERS.

 

Prezado Cícero, é um grande prazer tê-lo participando de nosso site com sua experiência. Sua valiosa cooperação certamente contribuirá para melhor orientar os jovens que nos procuram.


1) Sua empresa foi eleita recentemente uma das melhores para se trabalhar no Brasil com sede no Rio de Janeiro, a que você atribui este sucesso?

Resposta: Acho que estar entre as melhores empresas é o resultado de um conjunto de fatores. Ter a alta diretoria da empresa realmente engajada em conseguir resultados através de uma equipe feliz, políticas de RH bem definidas, que privilegiam o desenvolvimento do time interno e da meritocracia, um time de lideres cada vez mais preparado para obter resultados através das pessoas. Acho que esse 3 fatores são fundamentais para estar entre as melhores empresas.

2) Nos currículos que lhe são enviados quais os pontos positivos e quais os pontos negativos que lhe chamam atenção? Em geral e no específico para sua empresa.

Resposta: Acho que é difícil falar de pontos positivos e negativos escritos no currículo. Independente do conteúdo, o importante é que esteja escrito a VERDADE no CV. A analise do CV é uma das fases do processo, se não existe sinceridade no que está escrito no cv, se pode enganar o entrevistador e se isso acontece, o prejuízo é para os dois lados. Para os funcionário e para a empresa. As pessoas as vezes pensam em curto prazo, o que adianta conseguir uma oportunidade de emprego, se não se tem competência para a execução das tarefas? O prejuízo é também do colaborador.

3) A Objetividade é um fator importante numa entrevista de emprego?

RESPOSTA: Sim, a objetividade é um fato importante em uma entrevista. É sempre muito ruim para um entrevistador, ter um candidato prolixo. Tem pessoas que falam por horas, porem deixam pouco conteúdo. Ou pior, falam tanto, que deixam o outro confuso sobre o que realmente quis dizer. A objetividade, com educação e cordialidade, é fundamental no processo de comunicação para que não haja dificuldade de entendimento e se perca o foco no que interessa.
Numa entrevista quais as qualidades mais importantes que observa nos candidatos?
RESPOSTAS: Depende do que a vaga pede. Cada tipo de vaga pede características e perfis diferenciados.

4) Que erros os candidatos cometem constantemente?

RESPOSTAS: Não há erro mais grave do que tentar passar uma imagem distorcida do que se realmente é. Uma entrevista de emprego é apenas o inicio de uma relação, se começa mal, a tendência é continuar ruim.


5) A postura, aparência e forma de se comunicar são relevantes?

RESPOSTA: Postura adequada e se vestir convenientemente, faz a diferença. Não é necessário ser feio ou bonito e nem sempre precisa ir vestido com roupas de marca. Porém mesmo de forma mais simples é importante se apresentar de forma conveniente. A postura correta, também é fundamental.

6) A liderança com individualismo é um fator negativo? É desqualificante?

RESPOSTA: Liderança e individualismo são dois termos que não convivem. A liderança é antes de tudo a capacidade de se relacionar com grupos. Uma postura individualista, na maioria dos casos, podem prejudicar o candidato. Só não prejudica se o cargo em questão exigir que as pessoas atuem sozinhos de forma individual.


7) Quais as duas características da personalidade mais importantes para um trainee?

RESPONSABILIDADE: Acho que para um programa de estágio ou trainee uma das caracateristicas mais importantes é a vontade de aprender... Nessa fase da vida, os profissionais tem pouco experiência e conhecimento prático, vontade e disponibildade é a principal característica que um estagiário ou trainee pode oferecer a uma organização.


8) E as características que mais concorrem para sua eliminação?

RESPOSABILIDADE: Depende do que se procura e das caracatisticas da empresa, porém de uma forma geral, não estar disposto e ter vontade de aprender por ser um fato de eliminação.

9) Saber o que quer é importante?

RESPOSTA: Pode ser importante, mas nem sempre, os programas de estágio e trainee servem para os colaboradores aprenderem e conhecerem suas funções. É comum que nos exercício dos estágios as pessoas mudem de idéia quanto as suas escolhas iniciais.


10) Que conselhos você daria para estes jovens que iniciam sua vida profissional?

RESPOSTAS: O principal conselho seria, fazer suas escolhas em função do seu real interesse e não do que as pessoas te aconselham ou o que o mercado diz que é uma profissão rentável.
Dinheiro é conseqüência. Os melhores profissionais são os melhores remunerados, independente da profissão que tem ou o que fazer.
O trabalho tem que vir acompanhado de prazer, quando se faz isso, a produtividade é muito maior e os resultados muito melhores....
Se puder dar um conselho é esse, não levem em conta o mercado, façam uma coisa que você trabalhe se divertindo.

 

 

   
   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Todos os direitos reservados - Ano 2002