TEMPORADA DE TOSSE E ROUQUIDÃO

 

 

OOOOAh, o inverno Tempo de se enrolar no cobertor, de relaxar a dieta, de curtir um clima romântico. Pena que junto com essas coisas gostosas o friozinho traga também condições danadas para causar dois desconfortos típicos desta época: a tosse e a rouquidão.


OOOOO primeiro deles, a tosse, é um reflexo natural que protege os pulmões. Ao tossir, a gente ajuda a limpar a vias aéreas, livrando-a  de agentes como fumaça (de cigarro, dos carros) e muco. Isso serve para prevenir infecções. Mas às vezes, a tosse acontece por causa  de medicamentos que irritam as vias aéreas ou como sintoma de doenças. Quando é causado por resfriado, gripe ou pneumonia, o "cof-cof" dura menos de três semanas. Se a tosse persistir por mais tempo, o médico terá de investigar melhor a causa.


OOOOComo se tosse não fosse suficiente, o ar seco e a poluição que fica mais concentrada nesta estação - pode deixar muita gente de voz rouca. Isso acontece porque a falta de umidade e os gases tóxicos  ressecam as cordas vocais. Para piorar, a vontade de tomar água diminui com o frio e a garganta fica mais desidratada. As cordas vocais também são alvo de inflamações  desencadeadas por vírus e bactérias, que fazem a festa nos ambientes fechados.

 

OOOOQuem é fumante sofre em dobro, graças à ação das substâncias do cigarro que causam inchaço nas pregas vocais. Conhecendo as causas dos problemas, dá para tentar se proteger (bebendo água, umidificando o ar e fazendo-o circular) e, assim aproveitar


 

 

   
   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Todos os direitos reservados - Ano 2002