HELOISA HELENA BELEM DE ASSIS

A ZICA

É com muito orgulho que Parabenizo a ZICA e sua equipe do BELEZA NATURAL, pelo grande prêmio recebido da única mulher empresária vencedora do PRÊMIO EMPREENDEDORES DO NOVO BRASIL 2005, concedido pela ENDEAVOR AMERICANA E A REVISTA VOCÊ S/A.

Tendo sido o BELEZA NATURAL , escolhida entre os dez ganhadores , para representar o Brasil no Premio Mundial realizado em MIAMI, dia 21 de Junho/2005 onde foi vencedora. PARABÉNS ZICA, VOCE MERECE POR SUA GARRA, HONESTIDADE, TRABALHO E PERSEVERANÇA. Beijo carinhoso Marília
.

Rio de Janeiro, 21 de junho de 2005.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualmente em 2008, Zica continua sua carreira de Sucesso, fazendo Palestras por todo Brasil e também nos Estados Unidos sendo recebida em Universidades como Harvard. Possui 8 Salões, sendo o próximo em Salvador-Bahia e sua equipe é formada por 1.000 colaboradores. Parabéns Zica. Beijo


fjjfjajÉ com muito prazer que apresento o depoimento de uma profissional de Garra, que através de sua força de vontade e dedicação ao trabalho, conseguiu superar barreiras e chegar ao SUCESSO. PARABÉNS ZICA você é um exemplo para todos àqueles, que não tendo oportunidades financeiras e de estudo, conseguiu através do trabalho honesto chegar ao seu objetivo. Foi um prazer ter podido participar do processo de seu desenvolvimento.


A minha origem é humilde, pois pertenço a uma família de treze irmãos, sendo a minha mãe lavadeira e o meu pai biscateiro.

Não conheci empreendedores enquanto jovem e não tive modelos. Meu nível de instrução foi até a 7ª série do ensino fundamental, porém adquiri muita experiência na “sala da vida”.

Na verdade, aproveito todas as minhas experiências anteriores. Desde o trabalho como doméstica até os primeiros cursos de cabeleireira, venho obtendo informações úteis à minha vida profissional. São pequenos detalhes que acumulei ao longo da minha vida e que, hoje, fazem a diferença no meu trabalho.

Por exemplo, fui vendedora “sacoleira” e o produto era calcinha. Eu vendia tanto que o meu faturamento atingia Cr$ 2.000,00, há 12 anos atrás. Depois vendi cerâmica fazendo reuniões nas casas das pessoas e foi um sucesso.
Também trabalhei como vendedora em loja de roupas para representantes, aprendi a observar as inclinações dos clientes, e rapidamente passei a desfrutar da confiança dos mesmos, nas indicações dos produtos de venda certa.

Após a gravidez do meu segundo filho fiquei sem trabalhar e comecei a me interessar por tratamentos de cabelo e, logo abri um “salãozinho” de fundo de quintal. A clientela cresceu tanto que precisei criar um sistema de senhas para o atendimento, método que uso, ainda hoje.

Naquela época os nossos produtos eram tão bem aceitos, que os clientes levavam potes de margarina e maionese para comprarem os produtos, já que não possuíamos embalagens próprias para a venda de cremes e xampus.

Nunca tive metas. O meu objetivo era a seriedade profissional e o bom atendimento. Daí veio, naturalmente o sucesso.
O meu estilo de vida é fruto da minha profissão e, atualmente, a minha vida pessoal está diretamente ligada a profissional.

Percebi um lacuna no mercado para cabelos crespos, isto é, não havia produtos específicos para o embelezamento de cabelos crespos, volumosos e ressecados.

Desde o início tive dois sócios: meu marido e meu irmão. O único investimento financeiro que tivemos foi a venda de um táxi de meu marido, gerando um capital de Cr$ 13.000,00 que recuperei em um ano. Não houve projeto de qualquer espécie.
Enquanto foi microempresa não tive crise. Ela aconteceu na fase de transição de pequena para média empresa. Todo o lucro era direcionado para as nossas lojas.
Trabalhávamos até altas horas da madrugada para sanar as diversas dívidas, já que não contávamos com empréstimos bancários ou incentivos do governo.
Toda a administração da empresa era feita de maneira doméstica pelos meus sócios.
A minha família sempre dependeu totalmente do meu trabalho, e por isso, não havia espaço para fraquezas. Cada fase vencida foi um triunfo.

Quando comecei a crescer rapidamente, houve a necessidade de delegar funções, e então, percebi que a maioria dos novos funcionários não “vestiam a camisa da empresa”. Nesse momento, foi necessário desenvolver um trabalho que estabelecesse o perfil de funcionário padrão. Então busquei através de incansáveis treinamentos, preparar pessoas competentes para as diversas funções.
Notei que a primeira característica que um funcionário deve apresentar para se tornar gerente é ter capacidade de liderança, bem como, habilidade para lidar com pessoas em equipe, pois na minha empresa o grupo é sempre mais importante do que o indivíduo.
Jamais permito que uma funcionária gerente se posicione de maneira prepotente ou arrogante junto aos seus subordinados, já que eu, como proprietária do salão, entenda que o meu sucesso está diretamente vinculado ao bom empenho da minha equipe.

A experiência de dez anos de trabalho, desenvolveu a sensibilidade para prever possíveis problemas e buscar soluções. Daí, a implantação de funcionários auditores, que fazem relatórios quinzenais das filiais do BELEZA NATURAL e também a obrigatoriedade de reuniões constantes.

Hoje dedico-me integralmente ao BELEZA NATURAL, pois tudo o que penso e faço está direta ou indiretamente ligado à empresa.
Sou uma empreendedora compulsiva e pretendo expandir cada vez mais o BELEZA NATURAL, abrindo franquias e inserindo novos produtos à nossa marca.Recentemente inaugurei o primeiro BELEZA NATURAL fora do RJ. A cidade escolhida foi Vitória no ES.

Gosto muito do que faço e não consigo me ver aposentada. Entendo a beleza como manifestação de vida e sei que mesmo idosa necessitarei estar ligada a esta fonte de energia.
O mais valioso patrimônio do BELEZA NATURAL é sua equipe e, em respeito a isso, eu não posso dar-me ao luxo de me apresentar estressada, e por isso, procuro estar sempre bem.

Um aspecto que contribui para o meu bem estar é que a atividade de empreendedorismo gera empregos. Sou responsável pela transformação da vida de várias famílias. É recompensador.
O conselho que daria a um aspirante de empreendedor é que observe suas aptidões e habilidades. Nunca esqueça que o sucesso do outro depende da habilidade do outro. Portanto o seu sucesso dependerá, exclusivamente da sua habilidade e do seu empenho

Perguntei a ZICA, por que sentiu necessidade de procurar uma Fonoaudióloga?

R: Nunca tinha pensado em fazer palestras. Mas com o sucesso do BELEZA NATURAL e dos produtos de minha fabricação, fui obrigada a fazer treinamentos para minha equipe, fui convidada a fazer palestras no SENAC e em congressos de beleza em outros Estados. Neste momento constatei que era muito rouca, fui ao médico e estava com vários nódulos nas cordas vocais, não respirava direito, falava rápido e atropelava as palavras.
Indicada por uma amiga, procurei a MARÍLIA COSTA e senti segurança na profissional.
Com alguns meses de tratamento, minha voz melhorou, os nódulos desapareceram, já respiro corretamente, consegui falar melhor, encontrando as palavras certas e principalmente me sinto mais segura ao Falar em Público, me deu mais confiança.

Agradeço sensibilizada a ZICA este depoimento de TRABALHO, GARRA E DEDICAÇÃO.
PARABÉNS ZICA, Beijo carinhoso Marília.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Endereços dos Salões do BELEZA NATURAL, onde certamente você se sentirá mais MULHER.

BELEZA NATURAL

Tijuca - Rua Barão de Mesquita 280 - Sub solo -Tel:2254-9601- Tijuca Off Shopping

Niterói - Bay Marketing -Tel: 2717-1317

Jacarepaguá - Rua Tirol 516 - Tel: 2436-2262

Caxias - Rua Passos da Pátria 100 - Bairro 25 de agosto - Tel: 2772-4912  

Vitória- ES - Rua José Batalha 55 - Bairro Consolação - Tel: (27 )3322-6676  

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Todos os direitos reservados - Ano 2002